O QUE É IDADE ÓSSEA?
- Maria Luiza Lauar

- 7 de jul. de 2023
- 1 min de leitura
É um exame utilizado para avaliar o grau de maturação do esqueleto da criança de acordo com os núcleos de ossificação das epifises de crescimento.
Ao avaliar a radiografia, observamos se ainda há cartilagem e espaço para o crescimento longitudinal dos ossos!
Para cada idade e sexo, temos um padrão de maturação esquelética. Por exemplo, ao dizer que uma criança tem idade óssea de 6 anos, estamos dizendo que sua maturação óssea se assemelha à de uma criança de 6 anos e ela tem o POTENCIAL DE CRESCIMENTO de uma criança de 6 anos!
Qual o método utilizado? ○ método mais utilizado é a radiografia de mão e punho esquerdos ○ laudo é baseado nos padrões publicades por Greulich e Pyle em 1950.

Mas, e quando solicitar?
· Distúrbios de crescimento e/ou puberdade;
· Previsão de estatura final;
· Distúrbios da glândula adrenal etc
Como avaliar? Ao receber o laudo de uma idade óssea, a classificamos como COMPATÍVEL, ATRASADA Ou ADIANTADA em relação à idade cronológica da criança.
A idade óssea ATRASADA ou ADIANTADA não significa, necessariamente, uma doença! Ela é um exame complementar e deve ser avaliada juntamente com outros dados clínicos pelo médico solicitante!
Situações: ATRASADA: Deficiência do hormônio de crescimento, hipotireoidismo, uso excessivo de corticoides, atraso constitucional do crescimento e da puberdade. ADIANTADA: hipertireoidismo, obesidade, hiperplasia adrenal congênita, puberdade precoce.
.png)


Comentários